Gestão: Ciência ou Arte?

Existem duas formas de definirmos a administração, completamente antagônicas e controversas. De acordo com Mattos (2009) os predicativos “ciência” e “arte” são entendidos como antagônicos por intenções retóricas ou, porque realmente existe uma problemática entre eles. Para ele a administração pode ser considerada ciência por possuir um corpo teórico próprio, que indica a seus seguidores como se comportar em casos específicos, afim de obter os resultados previstos entretanto, pode ser considerada também uma arte por exigir o desenvolvimento de habilidades baseadas na intuição, [nos sentidos e sentimentos do gestor], sem no entanto, prever com isso, por qualquer forma minimamente mensurável, os riscos desse comportamento.

A proposta de administração (gestão) como ciência pode ser entendida como um processo técnico, racional, uma ciência aprendida mediante formação. Em contrapartida, administração (gestão) como arte carrega consigo muito mais de intuição e visão, do que técnica. Cabe a nós desenvolver a discussão: Administração é ciência ou arte? Ela está mais alinhada com a razão ou a intuição? Esses predicativos são completamente antagônicos ou são também interdependentes?

Se a administração fosse resumida mera e simplesmente como a uma ciência, e portanto passível da utilização de técnicas e ferramentas que permitissem com 100% a previsibilidade de seus resultados, como poderíamos explicar o sucesso de grandes empresários que nunca tiveram acesso aos bancos escolares? No entanto, se a administração for apenas uma arte, fruto de intuição, vivência e experiência, qual a explicação para o grande índice encerramento prematuro das nossas empresas? Mesmo quando estas, são abertas por profissionais com conhecimento de toda cadeia técnica que acompanham suas operações? Dentro desse contexto percebe-se que a administração não pode ser resumida a uma coisa ou outra. Ela é uma coisa e também a outra.

Já que conseguimos ver de forma tão cristalina que gestão e arte, técnica e intuição, método e alma, existem de forma tão plena e vívida no ato de gerir, que muitas vezes se confundem e se entrelaçam no dia-a-dia de grandes gestores, gerentes, diretores e presidentes, porque não utilizar o melhor desses dois mundos aparentemente tão distantes na para aprender e se desenvolver dentro deste universos fascinante e altamente competitivo que é o ambiente empresarial?

 O que é o PMQ Master Class?

Inspiradas nas célebres master classes realizadas por Maria Callas na prestigiada escola de música Juilliard em Nova York, a PMQuaity inova ao unir música, dança e gestão em uma aula lúdica e interativa.

Aqui, o objetivo é que você viva de forma única e integral, toda a dinâmica do aprendizado de gestão! Nada de aulinhas com quadro, ppts e apostilas, aqui você vai encontrar uma metodologia única que vai lhe auxiliar a entender os desafios da gestão e quando e como utilizar as ferramentas e técnicas necessárias a mitigação e controle destes desafios!

Em um ambiente especialmente preparado, você vai conseguir interagir com os professores, tutores e colegas de turma aprendendo a cada passo, como conquistar seus clientes, entender suas motivações, vender mais, capturar e utilizar a seu favor as mudanças no ambiente organizacional, técnicas de abordagem e fidelização de clientes e muito, muito mais.

 Local e duração da atividade!

Os treinamentos Master Class são desenvolvidos de forma dedicada e exclusiva, por isso podem ter sua duração variável de acordo com o número de participantes e a temática sugerida, mas em média eles tendem a durar entre 1 hora e meia e 2 horas. A PMQuality possui diversos parceiros onde realiza este treinamento de acordo com a proposta de temática estabelecida, no entanto, este treinamento pode facilmente ser levado também para suas organizações, eventos e seminários sem a necessidade de grandes alterações na infraestrutura local.

 Número de participantes e formas de contratação:

De forma a maximizar o aprendizado dos participantes, as turmas Master Class limitam-se normalmente a times de até 20 pessoas. Times maiores do que este deverão ser avaliados de forma individualizada frente a temática proposta e o total desejado. Os treinamentos Master Class podem ser contratados basicamente em duas modalidades.

  • Candidatura individual: Os calendários com as temáticas e locais de Master Class realizados pela PMQuality, são desenvolvidos e divulgados ao longo do ano, então, caso você deseje se inscrever em algumas das turmas, basta acompanhar nossas redes e se inscrever quando da disponibilização dos calendários. Você também pode nos contatar informando uma temática de interesse e efetivando uma pré-inscrição, assim, caso alguma turma seja aberta dentro de sua área de interesse, você terá preferência e descontos especiais em sua inscrição.
  • Treinamento In-Company e candidatura de grupos: Nesta modalidade, times entre 8 e 20 alunos podem solicitar uma temática específica que será avaliada e desenvolvida dentro da Proposta Master Class. Sendo considerada alinhada a metodologia do treinamento, nossa equipe comercial entrará em contato com o proponente para realização dos ajustes necessários para formalização da proposta. Dependendo da temática do treinamento, do número de envolvidos e das necessidades do cliente, o treinamento poderá ser realizada nas dependências da PMQuality, em empresas parceiras ou dentro das dependências do próprio contratante de acordo com análises individuais a serem realizadas caso a caso.

Conheça mais esta ferramenta PMQuality e aprenda de uma forma única com quem há mais de 10 anos vive a gestão de alguns dos maiores projetos do país. PMQuality, nós podemos ajudá-lo a crescer.