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Aumente a sua produtividade nos projetos. Aplique as três regras de ouro.

 

Produtividade é a combinação de planejamento inteligente e esforços concentrados. Ficar produtivo no trabalho pode ser um desafio e ao contrário de vários gurus da administração que relacionam dezenas de dicas, resolvemos ser mais econômicos e objetivos e relacionamos três dicas simples, porém muito valiosas. O importante é você entender que nada acontece sem esforço, disciplina e organização.

1- Organização

Aceite o fato de que você não vai se tornar uma pessoa organizada de repente. Crie, aos poucos, o hábito de guardar tudo em um determinado lugar e arrumar a sua mesa no final do expediente. Estabeleça a rotina de se preparar para as atividades que estão surgindo ou que serão trabalhadas.

2- O tempo é a moeda mais importante em sua vida. Saiba qual a reunião deve ser recusada.

Se seu gerente lhe convoca para uma reunião de monitoramento do projeto, então temos uma reunião muito importante. No entanto, participar de uma reunião para definir a programação da festa de fim de ano pode não valer a pena. Saiba optar pelas reuniões mais importantes. Se forem necessárias, mas não imprescindíveis, opte por ser representado por um membro de sua equipe ou tomar conhecimento dos fatos através das notas ou ata de reunião.

3- Crie listas de tarefas e obtenha um rápido plano de ação.

Independente do prazo, isto é, tarefas diárias ou mensais as listas de tarefas ou lista de pendências ajudam a enxergar e sistematizar nossas ações e desta forma podemos diminuir a desorganização do dia a dia tendo sempre em mãos uma espécie de plano de ação. Não existe muita ciência para a elaboração das listas de tarefas, mas algumas dicas são relevantes:

– Planeje, no mínimo, os próximos três dias de trabalho. Dividir suas tarefas num prazo de tempo mais longo permite uma agenda mais flexível e sujeita aos imprevistos típicos do seu trabalho.

– Não atole sua agenda de tarefas diárias. Ao contrário. Abra espaço para imprevistos. Se você trabalha oito horas por dia, por exemplo, comprometa apenas de quatro a cinco horas.

– Se seu método preferido é fazer listas. Siga apenas este recurso e ponto. E em um único lugar. Nada de usar o Google Tarefas, a agenda convencional e outros aplicativos para anotar suas tarefas. Tenha foco

– Se a tarefa é longa, tente dividi-la em várias tarefas menores. Proponha ao seu gerente entregá-la em partes. Quebrar as tarefas eventualmente pode facilitar também a aprovação das atividades, já que a avaliação também será feita em partes.

E por fim dedique alguns minutos ao longo do dia para analisar a lista como um todo. Examine o que já foi feito, avalie se é necessária alguma adequação e se for o caso reprograme com sabedoria o que não for exequível.

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