0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

 

Cinco ações práticas para a redução de custos corporativos.

 

Na política, a partir de fevereiro – quando acaba o recesso parlamentar e do Judiciário, o país deve mais uma vez acompanhar as discussões sobre o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, a continuidade da novela sobre o futuro de Cunha no comando da Câmara, mais discussões sobre o ajuste fiscal e a divisão interna no PMDB.

“A expectativa de que esses conflitos não resolvidos vão continuar sinaliza que 2016 vai ser um ano de muitas incertezas”, afirma o cientista político Rafael Cortez, da consultoria Tendências. E esses acontecimentos se darão num ano de eleições municipais e, segundo economistas, de provável continuidade da crise econômica, ao menos em alguns setores.

Estes dois parágrafos fazem parte do artigo “As perspectivas para o Brasil em 2016” publicado no portal Terra em 24/12/15. Eles caracterizam bem como o ano de 2016 irá começar e o contexto que todos nós estaremos envolvidos.

No meio corporativo as notícias também não são animadoras e a previsão é de aumento do endividamento das empresas, a contínua redução das margens de lucro e o drástico aumento das demissões.

Nesse contexto é necessário que as empresas tenham a percepção de que a demissão de funcionários deve ser a última alternativa para o equilíbrio empresarial. O corte de funcionários está diretamente relacionado a perda da capacidade de geração de valor da empresa e a consequente diminuição do fornecimento de bens e serviços.

Como estávamos em um ambiente econômico favorável nos anos anteriores é comum existir certo “relaxamento” nas questões relacionadas aos custos empresariais e é possível com base em uma análise mesmo que expedita encontrar pontos de melhoria e ganhos, antes da decisão de reduzir o quadro de funcionários.

Para tanto selecionamos cinco ações práticas para a redução de custos corporativos e ratificados na Edição 254 da Revista PEGN:

1-Defina Metas de Redução

O planejamento estratégico da empresa deve incluir não só as metas de aumento de vendas como também as de diminuição de gastos, obtidas com o estudo dos custos. Assim é possível definir os caminhos para alcançar os índices determinados.

2-Envolva a Equipe

Os funcionários são protagonistas da redução de custos e a comunicação interna deve ser reforçada para que os colaboradores façam parte dessa causa. Uma maneira de otimizar os cortes é envolver a equipe na definição de metas e usar parte da economia para premiar o time quando elas forem atingidas.

3-Considere a Terceirização

A terceirização pode ser uma maneira de economizar com pessoal, desde que as funções não incluam a atividade-fim da empresa. Profissionais requeridos esporadicamente, como especialistas em seleção e recrutamento, podem ser retirados do quadro fixo e contratados somente quando necessários.

4-Reveja a Cesta de Benefícios

A solução é reavaliar o que é oferecido, calibrando os itens de acordo com o perfil do quadro de funcionários. Se são jovens, dão mais importância a subsídio para cursos, por exemplo. Já os mais velhos querem plano de saúde completo e previdência privada. Antes de fazer essa mudança, verifique quais benefícios fazem parte de acordo sindical.

5-Alinhe Tecnologia e Estratégia

Um hábito comum na escolha de produtos de tecnologia da informação é comprar o que há de mais desenvolvido ou o que está na moda, sem haver necessidade real para isso. É preciso alinhar a compra de equipamentos à estratégia da companhia. Alguns negócios têm de estar na fronteira da tecnologia, porque isso precisa ser visível para o cliente. Outros devem usar uma tecnologia já testada.

Precisa de mais dicas? Veja a reportagem completa da Revista PEGN. Clique aqui!

A PMQuality é uma empresa 100% brasileira, criada em 2004 com o objetivo de atender o mercado de energia com soluções inovadoras nas áreas de gestão (Qualidade, Projetos, Processos e Conhecimento). Com a ampliação do seu quadro de especialistas tornou-se uma das principais fornecedoras de soluções em: 

  • Gestão de Projetos Programas e Portfólios em alinhamento com o PMI e a ISO;
  • Desenvolvimento de Metodologias Operacionais;
  • Implantação de Sistemas Integrados de Gestão; 
  • Administração de Contratos;
  • Treinamento e,
  • Consultoria Empresarial.

Atuando hoje no país e no exterior a PMQuality oferece um amplo espectro de serviços buscando atender sempre as necessidades de seus clientes de forma eficaz e integrada.

O principal objetivo da empresa é oferecer serviços de qualidade e que conduzam a uma relação ética, mutuamente benéfica e duradoura com seus clientes e parceiros.

Se precisar de alguma ajuda, assessoria ou apoio em alguma de nossas áreas de atuação, entre em contato com a gente.

PMQuality, nós podemos ajuda-lo a crescer.

Posted in Administração Empresarial, Cinco ações práticas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.