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Cinco Ações Práticas para Promover uma Cultura Empresarial Positiva

 

Lidar com pessoas não é uma tarefa exatamente fácil, pelo menos se você como gerente de projetos está preocupado com o sucesso do seu projeto e o atingimento dos objetivos traçados pela sua empresa. Não é uma tarefa cartesiana e não possui uma receita de bolo.

Toda a empresa possui uma cultura, que surge naturalmente com o nascimento da empresa e vai amadurecendo diariamente de forma estruturada ou caótica, sempre em função da presença ou da ausência de diretrizes empresariais.

Não é possível revogar a cultura de uma empresa, mesmo quando se identifica pontos nocivos aos colaboradores e a própria empresa. Não é possível, simplesmente pelo fato da cultura empresarial ser um sistema de valores, e cada pessoa é detentora de seus próprios valores, obtidos a partir da formação do seu caráter e por experiências em outras organizações.

Entretanto é possível aprimorá-la, dando-lhe sentido e fazendo com que ela trabalhe a favor de todos. É possível deixar claro a todos o que a empresa valoriza e o que ela entende que não é adequando ao ambiente coletivo.

É possível promover, a partir de ações estruturadas, em todos os níveis operacionais e com a participação de todas as lideranças um ambiente motivador e que propicie resultados benéficos a todos os colaboradores.

Para tanto é imprescindível que a alta administração tenha essa percepção e direcione esforços para a construção de uma cultura empresarial positiva. Onde esteja claro para todos, principalmente para as lideranças que conduzirão essa promoção, que o ambiente deve ser construído por ações diárias, em doses homeopáticas e sejam sempre alinhadas com um propósito maior.

As pessoas devem perceber que a empresa se preocupa com elas e possui outros propósitos que não apenas os resultados financeiros. É claro que os resultados são importantes e nenhuma empresa se mantém viva se alimentando de cultura, mas certamente com uma cultura negativa a empresa deixa de obter ganhos adicionais decorrentes de uma atuação profissional e não conquista o engajamento verdadeiro dos funcionários.

Obtém-se um grupo de profissionais heterogêneos que se preocupam sempre em fazer o mínimo necessário para que as atividades não fiquem estagnadas e não se envolveram em questões polêmicas e que em última análise causem a sua demissão.

Enumeramos algumas ações para a construção de uma cultura empresarial positiva. São elas:

  1. Lidere pelo exemplo e seja flexível;
  2. Ressalte as qualidades de todos e não as deficiências.
  3. Ajude a sua equipe e demonstre gratidão;
  4. Promova incansavelmente a comunicação na empresa e no projeto;
  5. Festeje as metas alcançadas, novos projetos e projetos vitoriosos;

A PMQuality é uma empresa 100% brasileira, criada em 2004 com o objetivo de atender o mercado de energia com soluções inovadoras nas áreas de gestão (Qualidade, Projetos, Processos e Conhecimento). Com a ampliação do seu quadro de especialistas tornou-se uma das principais fornecedoras de soluções em: 

  • Gestão de Projetos Programas e Portfólios em alinhamento com o PMI e a ISO;
  • Desenvolvimento de Metodologias Operacionais;
  • Implantação de Sistemas Integrados de Gestão; 
  • Administração de Contratos;
  • Treinamento e,
  • Consultoria Empresarial.

Atuando hoje no país e no exterior a PMQuality oferece um amplo espectro de serviços buscando atender sempre as necessidades de seus clientes de forma eficaz e integrada.

O principal objetivo da empresa é oferecer serviços de qualidade e que conduzam a uma relação ética, mutuamente benéfica e duradoura com seus clientes e parceiros.

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Posted in Administração Empresarial, Cinco ações práticas.

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