Milkfake!?!?? O chumbo trocado na guerra pelo cliente.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 LinkedIn 0 Email -- Filament.io 0 Flares ×

milkfake

Milkfake!?!?? O chumbo trocado na guerra pelo cliente.

Não é de hoje que a briga pelo consumidor entre as grandes marcas do planeta apela para as provocações, ironias e, por vezes, até ofensas diretas.

Certo ou errado, o fato é que o “burburinho” provocado por essas alfinetadas, geralmente cria uma mídia espontânea que muitas vezes supera em alcance e penetração, o que seria atingido utilizando-se apenas os canais normais de comunicação e as estratégias convencionais de mídia.

A mais recente cena desta “guerra de travesseiros” são as farpas trocadas entre Bob’s e McDonals. Para quem não está acompanhando a história, segue abaixo um breve resumo.

Por motivos ainda não declarados, a rede brasileira de restaurantes fast food Bob’s não renovou este ano, o contrato com o grupo Associated British Foods para manutenção da exclusividade da utilização da marca Ovomaltine na elaboração de seu mais vendido, tradicional e até então único no mercado, milkshake de Ovomaltine.

A perda dos direitos de exclusividade fez com que o McDonalds, maior concorrente do Bob’s no mercado nacional, rapidamente entrasse na briga para também fornecer a bebida em seus McShakes, o que estará realizando em grande parte dos restaurantes da rede ainda esta semana.

Até aí, nada demais, são as peculiaridades do mundo corporativo que rapidamente seriam absorvidas pelo grande público sem muita pompa ou circunstância. O fato que fez com que esta mudança saltasse aos olhos de todos e surgisse no “trending topics brasil” como um dos temas mais procurados nas redes sociais foi a declaração do Bob’s publicada ontem em um de seus canais oficiais de comunicação.

Não tem textão, a questão é simples: quem conhece o sabor de verdade não toma #MilkFake.

milkfake2

Obviamente a equipe de assessoria do McDonalds foi rápida a se pronunciar.

Em nota o vice-presidente de marketing do grupo no Brasil, Roberto Gnypek, disse que o shake de Ovomaltine liderava a lista de pedidos dos consumidores brasileiros de itens a serem inseridos no cardápio do McDonald’s. “Era um desejo antigo do nosso consumidor. Só não colocamos antes no menu porque a marca não estava disponível”, afirmou.

“Verdade, ou não, o fato é que a “alfinetada” do Bob’s no concorrente já estava dada.”

Muitos acreditaram que a troca de gentilezas se encerraria por aí, mas como mídia espontânea nunca é demais, a mais nova rede da cadeia de restaurante fast food de longo alcance do Brasil, resolveu entrar na brincadeira e poucas horas depois, o Giraffas, lançou em uma de suas redes sociais um .gif com seu mascote, no estilo “turn down for what”, zombando da briga entre as concorrentes.

Girafas

É bem verdade que a estratégia não é novidade. As pequenas cutucadas na concorrência são recursos utilizados de forma costumerias entre as agências de comunicação. Em Julho deste ano por exemplo, a rede Habbib’s resolveu bater de frente com os gigantes McDonalds e Burger King ao mesmo tempo e em um único comercial.

Na propaganda veiculada, os concorrentes apareciam em uma casa de leilões vestidos de Ronald McDonalds e de “Vossa Alteza Real” e se alternavam entre si na disputa para vender o sanduíche pelo menor preço. Tudo ia bem, até que chega um árabe e ganha a concorrência em um único lance, numa alusão ao lema de “preço é com a gente”, utilizado pelo Habbib’s.

https://youtu.be/ILTf_Z5mpNo

“No ano passado, foi a vez do Burger King cutucar o rival McDonals.”

Em publicidades de página inteira em vários jornais americanos, entre eles o The New York Times, o Burger King afirma: “Viemos em paz. Sabemos que tivemos nossas pequenas divergências, mas por que não decretar um cessar-fogo no que chamamos de ‘guerra dos hambúrgueres’?”

O Burger King propos abrir no Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, um restaurante que venda o “McWhopper”, um hambúrguer que combinaria os populares “Whopper” do Burger King e o “Bic Mac” do McDonald’s. Para a campanha foi desenvolvido até o site www.mcwhopper.com.

“Tudo o que precisamos de vocês são alguns funcionários do McDonald’s para que nos ajudem a misturar nossos ingredientes com os seus”, acrescentou a publicidade da companhia Burger King.

Obviamente o McDonalds também respondeu prontamente e em comunicado nas redes sociais, o CEO do McDonald’s, Steve Easterbrook, elogiou a “inspiração para uma boa causa”, mas ironizou.

Mcdonalds

 

Ao que parece, essas farpas e cutucadas continuarão por um bom tempo. A tentação de ver sua propaganda “viralizar” existe na alma de todas as agências e esses pequenos “acontecimentos” facilitam em muito o trabalho dos publicitários. Já quanto ao McShake de Ovomaltine, esse prometo dizer depois pra vocês se é bom ou não, rs….

Continue nos acompanhando e descubra o que só a PMQuality pode fazer por você. Caso exista algum tema que você gostaria de ver sendo discutido pelos especialistas da PMQuality, nos escreva, faremos o possível para atendê-lo. PMQuality, nós podemos ajudá-lo a crescer.

Artigos Relacionados:

Barra_PMQ

 

Barra_PMQ_3

Posted in Administração Empresarial.