Cinco Ações Práticas para Integrar Novos Funcionários

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A chegada de um novo profissional em uma empresa é algo cercado de múltiplas expectativas, seja por parte da empresa que decidiu contratar um profissional para atender as suas demandas, seja por parte dos demais funcionários que por vezes encara o novato como uma ameaça, e também por parte do recém contratado que precisa se integrar ao ambiente corporativo rapidamente e “mostrar serviço”.

O objetivo da integração de funcionários é reduzir o tempo de adaptação dos novos funcionários, proporcionar segurança na execução das atividades estabelecendo assim um ambiente de confiança a todos e, sem dúvida nenhuma acolher o profissional que está chegando com uma calorosa recepção. É importante que o funcionário se sinta parte de uma empresa que se preocupa com ele o que certamente será a chave de uma pessoa motivada e produtiva.

É durante a integração que é apresentada em detalhes a empresa, os seus canais de comunicação formais e todos os recursos disponíveis para que o profissional recém-chegado, só se preocupe com os afazeres que o trouxeram à empresa.

É também durante as atividades de integração de funcionários que é feita a apresentação e discussão a respeito do código de valores. Nesse momento são abordados todos os tópicos contidos nesse documento de forma muito simples e direta e é caracterizada a conduta esperada pela empresa e as consequências de eventuais violações.

Em muitas empresas é o momento onde a Missão e a Visão empresarial são apresentadas e busca-se despertar no funcionário a perspectiva de futuro concebida pela alta administração da empresa.

Relacionamos a seguir algumas ações práticas para integração de novos funcionários. São elas:

1-Apresente o histórico da empresa: História da fundação, missão, visão, valores, cultura e organograma;

2-É comum empresas adotarem softwares para o controle de horas (time-sheet), gestão de documentos técnicos (GED), treinamentos de compliance e etc. Estes softwares requerem normalmente senhas e procedimentos específicos de utilização e a integração pode ser um bom momento para orientar os funcionários de como obtê-las e como manuseá-las corretamente.

3-Formalize e trabalhe intensamente um canal de comunicação permanente;

4-Normalmente as empresas optam pela realização de uma palestra como ponto de partida para a integração. Desta forma faça o planejamento adequado desta atividade. Esse é o momento onde os novos colaboradores estão tendo o primeiro contato com a empresa e é fundamental deixar uma ótima impressão.

5-Documentos como o código de valores, políticas de segurança do trabalho, política de segurança da informação e outros devem ser entregues formalmente e requerem que o funcionário assine um termo de recebimento. Deixe tudo preparado com antecedência para não causar tumulto durante as atividades de integração.

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